Livros

Livro - A impenhorabilidade do bem de família

Impenhorabilidade do bem de família

2.ed.  São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015.
Autora: Rita Vasconcelos
Livro Curatela

CURATELA: ANÁLISE PROCESSUAL A PARTIR DA AUTONOMIA E DA DIGNIDADE DO CURATELADO

Curitiba: Juruá Editora, 2022.
Autora: Ana Paula Vasconcelos 

Capa livro

CORRUPÇÃO, CRIMES DE COLARINHO BRANCO E O DIREITO PENAL DO INIMIGO: O CORRUPTO É O INIMIGO DA VEZ?

Curitiba: Juruá Editora, 2019.
Autora: Maria Teresa Vasconcelos 

Livro - Princípio da Fungibilidade

Princípio da fungibilidade: hipóteses de incidência no processo civil brasileiro contemporâneo.

São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.
Autora: Rita Vasconcelos
Livro - Tutela de Urgência nas Uniões Estáveis

Tutela de urgência nas uniões estáveis

Curitiba: Juruá, 2000.
Autora: Rita Vasconcelos

Capítulos de livros e artigos

As sócias do escritório são autoras de diversos artigos e capítulos de livros sobre temas ligados à sua área de atuação.
Aqui registram-se os mais recentes.

ebook-sociedades-mediacao-e-arbitragem

Na obra coletiva Sociedades de advogados e as possibilidades de resoluções de conflitos: mediação e arbitragem [Coordenação da sócia Rita Vasconcelos juntamente com Inaiá Botelho e Valéria de Sousa Pinto. Curitiba: OABPR, 2021] as sócias Rita Vasconcelos e Ana Paula Vasconcelos escrevem sobre A mediação como meio eficiente e imparcial de resolução de conflitos.

Direito de família em cases

Na obra coletiva Direito de Família em Cases [Coordenação de Maria Fernanda Figueira Rossi Ticianelli e Priscilla Cristiane Barbiero. Curitiba: Juruá Editora, 2020] as sócias Rita Vasconcelos e Ana Paula Vasconcelos escrevem sobre Descumprimento de obrigações nas ações de família: hipóteses de execução indireta e responsabilização civil.

Processo de Execução e Cumprimento da Sentença

Na obra coletiva Processo de Execução e Cumprimento da Sentença [Coordenação de Araken de Assis e Gilberto Gomes Bruschi. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2020] a sócia Rita Vasconcelos escreve sobre O cumprimento da sentença nas ações de família.

Controle de constitucionalidade e Direitos Humanos

Na obra coletiva Controle de Constitucionalidade e Direitos Humanos [Coordenação de Flávia Piovesan, Ingo Wolfgang Sarlet e Eduardo Biacchi Gomes. Curitiba: Instituto Memória, 2020] a sócia Ana Paula Vasconcelos contribuiu em coautoria com o artigo Quebrando barreiras: uma análise da ADI n° 5357 no tocante aos direitos fundamentais das pessoas com deficiência.

Direito, tecnologia e inovação

Na obra coletiva Direito, Tecnologia e Inovação: Reflexões Interdisciplinares [Organização de Camila Salgueiro da Purificação, Miriam Olivia Knopik Ferraz e Olga Maria de Queiroz Krieger. Belo Horizonte: Editora Senso, 2020] a sócia Ana Paula Vasconcelos escreve em coautoria sobre  A transformação da sociedade a partir das novas modalidades tecnológicas: a sociedade da transparência, suas características e riscos.

Constitucionalismo e direitos fundamentais

Na obra coletiva Constitucionalismo & Direitos Fundamentais [Coordenação de Luiz Eduardo Gunther e Octavio Campos Fischer. Curitiba: Instituto Memória, 2019] as sócias Rita Vasconcelos, Ana Paula Vasconcelos e Maria Teresa Vasconcelos escrevem sobre O exercício dos direitos e das liberdades fundamentais pela pessoa com deficiência.

cpc em foco

Na obra coletiva CPC em foco – Temas essenciais e sua receptividade [Coordenação de Teresa Arruda Alvim. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2018] a sócia Rita Vasconcelos escreve sobre os Procedimentos Especiais, em que se inserem as Ações de Família.

aspectos polemicos

Na obra coletiva Aspectos polêmicos e atuais dos recursos cíveis. v. 14 [Coordenação de Teresa Arruda Alvim, Nelson Nery Junior e Pedro Miranda de Oliveira. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2018] a sócia Rita Vasconcelos escreve sobre A recorribilidade da decisão que resolve a primeira fase na ação de exigir contas.

novo cod de proc cicil

Na obra coletiva Breves comentários ao novo Código de Processo Civil, em três edições [Coordenação de Teresa Arruda Alvim [et al.]. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2016], a sócia Rita Vasconcelos escreve sobre Execução de alimentos e cumprimento de sentença que reconheça a exigibilidade de obrigação de prestar alimentos.

novo cpc

A sócia Rita Vasconcelos integrou a equipe de supervisão e colaboração para a edição desse importante guia esquemático sobre o Código de Processo Civil de 2015: Novo CPC urgente. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2016.

novo processo civil

Na Revista de Processo – RePro vol. 263, ano 2017, da Editora Revista dos Tribunais, as sócias Ana Paula Vasconcelos e Maria Teresa Vasconcelos publicaram o artigo Reflexões sobre a estabilização da tutela provisória no CPC de 2015. Esse artigo foi publicado, também, na obra Doutrinas Essenciais, da Editora Revista dos Tribunais, em 2018.

REPRO 292

Na Revista de Processo – RePro vol. 292, ano 2019, da Editora Revista dos Tribunais, as sócias Maria Teresa Vasconcelos e Ana Paula Vasconcelos publicaram o artigo A Cooperação Hobbesiana e o Direito Processual: uma análise a partir da teoria dos jogos.

REPRO 291

Na Revista de Processo – RePro vol. 291, ano 2019, da Editora Revista dos Tribunais, as sócias Rita Vasconcelos e Maria Teresa Vasconcelos publicaram o artigo O debate público na construção e legitimação democrática das decisões judiciais: backlash e justiça midiática.

RBDPro

Na Revista Brasileira de Direito Processual – RBDPro vol. 107, ano 2019, a sócia Rita Vasconcelos publicou em coautoria o artigo Análise econômica dos precedentes judiciais.

teses juridicas

Na obra coletiva Teses jurídicas dos tribunais superiores: direito civil III [Coordenação de Arruda Alvim… [et al.]. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2017] a sócia Rita Vasconcelos escreve sobre quatro teses (sendo duas em coautoria com Teresa Arruda Alvim) firmadas pelo Superior Tribunal de Justiça acerca do Bem de Família.

Na obra coletiva A constitucionalização do direito: estudos em comemoração aos 30 anos da Constituição da República [Organização de Gilson Bonato e Gabriela Buzzi. Curitiba: Instituto Memória, 2018] a sócia Rita Vasconcelos escreve sobre Mediação obrigatória: uma etapa no desenvolvimento da mediação num determinado país, ou violação à garantia constitucional de acesso à justiça?.

Na obra coletiva Panorama atual do novo CPC 2 [Coordenação de Paulo Lucon e Pedro Miranda de Oliveira. Florianópolis: Empório do Direito, 2017] a sócia Rita Vasconcelos escreve sobre Princípio da Fungibilidade: hipóteses de incidência no CPC de 2015.

Na obra coletiva Temas jurídicos contemporâneos [Coordenação de Gilson Bonato. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017] a sócia Rita Vasconcelos escreve sobre Revisitando o princípio da fungibilidade à luz do novo Código de Processo Civil.

Na obra coletiva Recursos no CPC/2015: perspectivas, críticas e desafios [Coordenação Beatriz Galindo e Marcela Kohlbach. Salvador: Ed. Juspodivum, 2017] a sócia Rita Vasconcelos, em coautoria com Rita Dias Nolasco, escreve sobre A possibilidade de concessão de efeito suspensivo ope iudicis com base na probabilidade do provimento recursal.

Fechar Menu